sábado, 28 de agosto de 2010

Cachimbando formiga

Escreveu-me um leitor de Santa Catarina: "Na minha infância, quando minha avó queria que eu deixasse de aborrecê-la, usava a seguinte expressão: 'Menino, vai cachimbar formiga.' Nunca vi tal expressão em nenhum escritor ou dicionário.Terá sido um neologismo da minha avó?"

Sua avó empregava uma frase popular que tem o mesmo sentido de outras como "vai pentear macaco", "vai dar rasteira em sapo", "vai lamber sabão com açúcar", "vai ver se eu estou na esquina", "vai chupar parafuso para ver se vira prego" ou "vai plantar batata no asfalto para ver se cresce".

É difícil conhecer a origem concreta dessas frases. Nasceram na prática oral do povo. Em todos os exemplos acima, o sentido é o mesmo. Para me ver livre de alguém, eu o mando fazer qualquer coisa, por inútil e absurda que seja, contanto que o faça bem longe de mim.


No caso específico do "cachimbar formiga", trata-se de ficar fumando cachimbo e jogando fumaça em direção das formigas, ou para o chão. Tarefa sem finalidade útil, mera distração.
Há uma conotação para "cachimbar": "ficar concentrado", "matutar", "meditar" (enquanto se fuma um cachimbo). Neste contexto, "cachimbar formiga" pode ter a ver com outra expressão
muito comum: "pensar na morte
da bezerra"...

11 comentários:

Anônimo disse...

Complementando: "Vai encher pneu de trem!" e "Vai catar coquinho!" são outras expressões conhecidas na minha região (interior de Pernambuco).

GilSei disse...

...catar coquinho NA LADEIRA - aprendi esse complemento recentemente e achei formidável!

Anônimo disse...

Gosto mais então de ( catar coquinho no espaço )... :D

Célio Vanderlei Moraes disse...

Também sou de Santa Catarina e minha mãe também usava essa expressão comigo. Certa vez, eu muito pequeno, ao ser mandado "cachimbar formiga", sem que ninguém explicasse como o fazer ou o que significava isso, dei meu jeito. Com um pote vazio de margarina, o enchi de água e passe a caçar formigas no terreno e colocá-las no pote. Quando já tinha bastante, trouxe para minha mãe e perguntei se já tinha o suficiente. Até hoje isso rende muitas gargalhadas na minha família e eu realmente não sei de onde tirei a ideia, mas gosto disso. Valeu pela explicação.

Anônimo disse...

Vai catar coquinho no asfalto

Anônimo disse...

"Vai-te deitar, vinagre" era mais uma expressão muito usada nestas terras catarinas.

Anônimo disse...

Também do interior de SC, meu pai usou essa expressão e não sabia que era advinda dos catarinas. Muito legal, lembrei dessa expressão e pesquisei hoje, para ver o que queria dizer, o pessoal dessa época foi criativo, bem interessante seria pegar todas essas expressões e catalogar de todas regiões do Brasil, por que todas tem um significado interessante. Esses dias pesquisei outra expressão que meu pai falou e fiquei espantada que essa expressão é do Nordeste, fiquei pensando como que não existia televisão na época e como chegou aqui no Sul. Meu pai está com 77 anos. Não podemos deixar que essas expressões e significados não sejam mostradas às próximas gerações. Que conheçam. Minha mãe cantava cantigas de roda, era muito gostoso brincar naquela época ao ar livre, correndo, rindo, provavelmente melhor do que jogar PlayStation de hoje. Tomara que essas brincadeiras voltem.

Anônimo disse...

"Vai lavar as teta com Ki-suco". Coisa do RS

Unknown disse...

"Ta no bico do corvo" clássica kkk usada quando alguém está morrendo,cansado ou algo está acabando

Sérgio disse...

Em Portugal, "dar uma cachimbadela" pode ser uma forma de nos referirmos ao acto sexual. "Cachimbar" pode portanto, em contexto adequado, significar "ter sexo". Então, "Cachimbar formigas" pode significar a impossibilidade irónica de ter sexo com as ditas. Há uma outra expressão semelhante que é "Fazer punhetas a grilos". Usa-se também quando se quer indicar a alguém que se deve retirar ou deixar de ser maçador: "Vai fazer punhetas a grilos!!!" Para quem eventualmente desconheça a palavra significa "masturbar".

Ruy disse...

Ruy - natural do Rio Grande do Sul, 76 anos. Na minha infância, o combate às formigas era feito com a utilização de uma engenhoca: I - cuja parte inferior era constituída por um cilindro com o fundo em forma de funil em cuja ponta havia um orifício; II - na sua parte superior uma tampa também metálica com a qual se ligava por uma dobradiça; III tal tampa era conectada - por um cano metálico - a um fole de couro.
O cilindro inicialmente mencionado era carregado com brasas e, sobre elas deitava-se veneno em pó para formigas.
Postava-se o bico inferior do cilindro na boca do formigueiro injetando-se a fumaça - agora venenosa - pela pressão do ar produzida pelo acionamento do fole. - ERA UM TRABALHO ENFADONHO E CANSATIVO.
DAÍ, quando alguém desocupado começasse "encher o saco" O IMPORTUNADO gritava: "NÃO INCOMODA MOLEQUE, VÁ CACHIMBAR FORMIGA!"