domingo, 5 de setembro de 2010

Crise, hora de criticar

O leitor Ricardo Leite (São Vicente/SP) escreveu: "Olá! Sou leitor deste blog há pouco tempo, mas já sou um grande admirador deste seu trabalho. E ouso pedir que mate uma curiosidade recente minha. Gostaria de saber um pouco sobre o verbo "criticar", e as palavras relacionadas a ele. A palavra "crise" tem ligação com "criticar"? Quando usamos a expressão 'período crítico' nos referimos à crítica ou à crise? Desde já, obrigado!"

Prezado Ricardo, a palavra grega krisis reporta à ação de "separar", "distinguir" e "decidir". Estar em crise é ser chamado a fazer escolhas, que vão gerar mudanças e transformações.

A palavra "crítica" foi precedida pelo termo latino critica, "apreciação", "julgamento", adaptação do grego kritike. Criticar é praticar a arte de avaliar e julgar.

Ambos os termos se encontram em *krei-  (partícula do indo-europeu), "separar", "peneirar". Em seu núcleo, outras palavras esperavam o futuro: "critério", "crisol", "crivo"...

Um período de crise é um período crítico, ocasião propícia para exercitarmos a crítica, utilizando nossos melhores critérios, fazendo passar o que vemos e ouvimos pelo crivo da sabedoria.

2 comentários:

Ricardo Leite disse...

Fantástico!!!
Muito Obrigado!!!

Unknown disse...

Maravilhoso! Obrigado por compartilhar.