quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O que professa o professor?

Nova consulta da leitora Maria Lídia: "Estou adorando este site e até abusando... poderia me explicar a palavra 'professor'? Não seria melhor 'ensinador', 'educador'? Obrigada."

Prezada Maria Lídia, vamos até o latim professor, indicando pessoa que professa, que declara (fateri) diante de todos (pro-) ser expert em algum saber. Ora, acreditamos que quem sabe pode, em princípio, ensinar a quem não sabe. Embora se diga, em tom de brincadeira, que quem sabe faz e quem não sabe... ensina.
Os professores professam, confessam saber algo, e afirmam saber ensinar. A palavra "ensinador" não está dicionarizada, mas poderia estar. Quem ensina
sabe assinalar (lembrando *insignare, do latim vulgar) algo, mostrar algo com clareza, enfatizar.
O educador, por sua vez, é quem alimenta, orienta, prepara. No latim clássico, educator forma-se com a partícula ex- e o verbo ducare: "conduzir para fora", admitindo-se que seja um conduzir a pessoa para fora de si mesma (abertura para o mundo) ou para fora do reduto familiar (descoberta de outros âmbitos da vida social).

Um comentário:

Unknown disse...

A beleza de nossa língua, "última flor do Lácio, inculta e bela", deve muito ao Latim, de que deriva a sintaxe , a semântica, a que não falta certo toque exótico, primitivo.